Nova York celebra o aniversário do filme com tapete vermelho
As comemorações pelo cinquentenário de Bonequinha de Luxo, de Blake Edwards, seguem o devido glamour. Nesta segunda-feira (12/9), acontece um festão, com direito a sessão de gala, tapete vermelho e celebridades hollywoodianas, no Lincoln Center em Nova York – a cidade cenário do lendário romance.
O filme exibido pela primeira vez em outubro de 1961 é uma adaptação da novela Breakfast at Tiffany´s (homônimo no original), escrita por Truman Capote, em 1958. Holly Golightly, a garota de programa personagem principal, logo, logo roubou a cena e ganhou corpo e alma no cinema, interpretada por Audrey Hepburn. Miss Hepburn, na época do alto dos seus 21 aninhos, projetou a personagem com elegância e simpatia no mundo, como ícone de estilo e de moda.
Na época, era até considerada por alguns como esquelética e de aparência quase infantil, o que, hoje, se tornou uma espécie de ideal pra muita gente – talvez mais um segredinho da longevidade do encanto de Audrey. Sua imagem ficou registrada quase como um adjetivo. Quando alguém quer falar de um estilo limpo, sofisticado, simples e elegante, ainda é comum ouvirmos “Isso é tão Audrey!”. Ela nunca foi o estereótipo da beleza loira e farta americana, tipo Marylin Monroe. Mas inegavelmente linda e, provavelmente por isso, conquistava ainda mais a identificação e simpatia das mulheres.
Edith Head, designer da Paramount responsável pelo figurino de Audrey Hepburn, foi figura fundamental dessa trajetória. Mas, inegavelmente, houve outro ilustre colaborador para a consagração do look Audrey: ninguém mais que o estilista francês Hubert Givenchy. O encontro dos dois se deu na produção do filme Sabrina, onde Audrey vivia uma americana que havia morado dois anos em Paris – portanto, bem influenciada no seu guarda-roupa. Audrey usou no filme três vestidos de Givenchy que se tornaram iconográficos. A partir daí, o criador e a musa mantiveram uma instigante parceria e amizade, para sempre.
A proximidade entre quem era Audrey Hepburn e a roupa que ela vestia, talvez possa ser uma de suas melhores lições de estilo. E um dos segredos para o sucesso de suas personagens. A bonequinha Audrey, para nosso puro deleite, não foi atriz de um único filme. Longe disso, foi uma das poucas artistas premiada com Oscar (cinema), Tony (teatro), Grammy (música) e Emmy (televisão). E que, entre tantas glórias, nos deixou essa referência incomparável de talento e autenticidade. À eterna Bonequinha de Luxo, parabéns!
Criativa